Vênus entra em Libra


O planeta Vênus, continuando seu caminho pelo círculo zodiacal, adentra o signo de Libra, inaugurando uma fase de ponderação e equilíbrio dos afetos e da beleza.

É sempre bom relembrar os ensinamentos eternos da Mitologia. Pois bem, há uma interessantíssima passagem da Mitologia Grega que conta a história das mulheres da ilha da Lemnos, onde florescia uma avançada civilização, cujo comércio marítimo era altamente desenvolvido.

As mulheres desse povo gozavam de especial favorecimento da deusa Vênus, que dotava suas protegidas com tal graça, charme e sensualidade que a sua fama se espalhava pelo mundo: as belíssimas mulheres da ilha de Lemnos não tinham que lhes fizesse frente, em termos de beleza e encanto. Em troca, as beldades prestavam o mais intenso e devoto culto em honra à deusa: mantinham sempre limpo e arrumado o seu templo, ofereciam-lhe holocaustos, acendiam-lhe incensos e velas, elevavam-lhe cantos e louvores.

Porém, com o passar dos anos, as mulheres de Lemnos foram, gradativamente, esquecendo-se de suas obrigações devocionais: já não cantavam com tanto ardor, esqueciam-se de limpar o templo, deixaram de fazer sacrifícios.

Indignada, a vingativa Vênus aplicou em suas ex-protegidas uma terrível punição: fez com que fossem acometidas por uma fedentina tal que os próprios maridos não mais as suportavam, a ponto de fugirem com as escravas trácias que, mesmo sem serem tão belas, pelo menos não eram tão fedorentas!

Inconformadas, as mulheres de Lemnnos mataram todos os maridos (e até as escravas!) e fundaram uma república só de mulheres guerreiras.

Sem dúvida, uma lamentável transformação…

A entrada de Vênus no signo de Libra, seu signo de regência, nos convida a refletir sobre algo que é interessante notar: sejamos homens ou mulheres, todos temos a parcela feminina da psique (astrologicamente representada pelo planeta Vênus), que devemos constantemente resgatar e cultuar, sob pena de uma “fedentina” emocional que nos impeça de enxergar a nossa própria beleza e a beleza do Universo.

É uma boa hora, portanto, para uma série de reflexões venusianas.

Avalie, em primeiro lugar se o excesso de rigidez ou mesmo os excessos do seu ego não estão sendo um entrave à vivência e à expressão de seus afetos. Ao contrário, você pode usar a sua criatividade e inventividade para manter acesa a chama da paixão, sem que, para isso, você tenha que cobrar tanto do outro ou de si mesmo.

Mergulhe fundo em seus sentimentos e lembranças e você poderá encontrar a causa de algumas sensações desagradáveis de desencanto e insegurança, que, muitas vezes, são provenientes de relacionamentos anteriores, não muito bem resolvidos, que teimam em nos assombrar, como fantasmas que nos impelem a despejar no (a) companheiro(a) nossos próprios sentimentos destrutivos.

Saiba que a felicidade pertence aos que se bastam, já disse alguém. Ou seja, se você está feliz, até pode compartilhar dessa felicidade com alguém; por outro lado, atrelar a sua felicidade, necessariamente, à presença de outrem é suicídio emocional e não amor.

E lembre-se: como dizia Aristóteles, a virtude está no meio-termo. Durante a estada de Vênus em Libra, o Cosmos nos convida a revisar e reavaliar os parâmetros sob os quais compreendemos o amor e colocá-los na balança. Uma tentativa de comedir e ponderar o amor, torná-lo virtuoso e equilibrado.

Uma dica: o excepcional filme “Apenas Uma Vez” (Once), produção irlandesa de 2008, que traz uma poderosíssima e deslumbrante trilha sonora, personagens intensos e atores tão bons quanto desconhecidos. E nos leva a belas reflexões sobre esta temática venusiana. Detalhe: assista a  esse filme acompanhado.

Anúncios

Sobre Haroldo Barros

Sou profissional da Astrologia e outras práticas da evolução humana há vinte e cinco anos. A minha contribuição para a ordem cósmica consiste em ajudar as pessoas encontrarem os caminhos e os meios de cultivar a própria felicidade.

Publicado em 16/09/2011, em Posts Astrais. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Faça seu comentário, pergunta ou sugestão!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: