Marte em oposição a Saturno

No próximo dia Primeiro de Maio, esses dois planetas se colocam em posição de conflito, indicando a necessidade de equilibrar força e disciplina.

Sabe qual a grande qualidade de um piloto de corridas? É a capacidade de utilizar, de forma coordenada e eficiente, o pedal do freio e do acelerador; ou seja, acelerar (Marte) demais pode ser causa de acidentes. Por outro lado, frear (Saturno) inadequadamente pode fazer o carro capotar. Mas acelerar na hora certa, reduzir a velocidade no momento exato, brecar quando for necessário, para disparar logo em seguida, isso sim, pode ser a diferença entre a derrota e a vitória.

F1Portanto, se você pretende chegar bem à reta final e subir ao podium (seja qual for a pista que você estiver trilhando), deve estar atento: verifique se você não está acelerando com o freio de mão acionado (sim, pois muitas vezes, sem perceber, nós mesmos vamos obstaculizando o andamento de nossos projetos). É bom verificar, também, se você não está acelerando demais logo na primeira volta e, com isso, gastando excessivamente o combustível (muitas vezes, também sem o perceber, imprimimos excessivas energias ao projeto, sobrecarregando-o e, mais à frente, quando se faz necessária uma nova injeção, não temos como aplica-la).

A oposição entre Marte e Saturno, é um indicativo da necessidade de se equilibrarem, em nosso interior, as nossas capacidades combativas com uma disciplina que nos permita vivenciar mais e melhor as aventuras que quisermos viver. Lembre-se de que ao lado do poderio bélico de um exército está a disciplina de seus soldados; Por trás de uma linha de ataque que marca muitos gols, no futebol, está um sistema tático estruturado e bem ordenado; e assim por diante.

O momento é de crise: você pode ter que enfrentar conflitos (internos e externos) que testem sua capacidade de combate e sua paciência. Procure manter a calma, pois os pavios estarão bastante curtos, nos próximos dias.

Já dizia o sábio Sun Tzu, autor de A Arte da Guerra, que a coragem e a força são atributos da juventude, enquanto que a prudência e a disciplina são frutos da maturidade. Bem, você não tem que ser necessariamente jovem (em termos cronológicos, bem entendido, pois o que define a idade não são os anos) para se sentir forte e impetuoso; nem tem que esperar chegar à velhice para ser prudente e sábio. O ideal é que você encontre o ponto de equilíbrio que lhe permita otimizar e maximizar os seus potenciais.

E siga, com eficácia, inteligência e estratégia, os seus objetivos!

Análise Cíclica

Independentemente da qualidade própria desse momento, sinalizada pela oposição Marte-Saturno, do ponto de vista ciclológico cabe também uma observação.

Ciclo Sinódico ConjunçãoComo já comentamos em outros artigos, neste blog, o ciclo sinódico entre dois planetas se dá da seguinte maneira: na conjunção (quando os dois planetas se encontram no mesmo grau do Zodíaco), inicia-se um ciclo, novas sementes são lançadas, algo novo começa. O planeta mais rápido continua avançando e, na oposição (quando os planetas estão a 180º), esse ciclo atinge o seu máximo. Nesse ponto, as sementes lançadas no momento da conjunção frutificam (para bem ou para mal) e rendem resultados. Mas, entre a conjunção e a oposição e vice-versa existem dois momentos em que os planetas se colocam em quadratura (a 90º um do outro). Os pontos de quadratura representam momentos de crise, de oportunidade. A quadratura crescente (entre a conjunção e a oposição) está relacionada a crescimento. Às vezes, nesta fase, faz-se necessário um ajuste ou reordenamento de metas, Ciclo Sinódico Quadratura Crescentepara que os projetos ou vivências iniciadas na conjunção continuem ou até mesmo se extingam de vez. Já a quadratura minguante (entre a oposição e a conjunção) está relacionada a uma crise que solicita novos ajustes, porém com vistas ao encerramento do processo.

E, na nova conjunção, o ciclo é definitivamente encerrado e um novo se inicia.

Alguns desses ciclos duram um mês, como é o caso dos ciclos envolvendo a Lua (em Astrologia, Sol e Lua são considerados planetas, pois são, igualmente, “planos” da alma). Outros duram vinte anos, como é o caso do ciclo Júpiter-Saturno. E outros ainda duram aproximadamente dois anos ou dois anos e meio como é o caso deste ciclo Marte-Saturno.

Ciclo Sinódico OposiçãoQuando observamos esse tipo de ciclo, percebemos que o tempo e seu desenrolar em nossa vida fica impregnado de significados. E vivemos em meio a uma infinidade desses ciclos, que se mesclam e se interpenetram entre si.

A vez mais recente em que Marte e Saturno fizeram uma conjunção foi em Agosto de 2012. Avalie com cuidado: que sementes você lançou, nos entornos desse momento? Que projetos ou vivências você iniciou aí?

Marte e Saturno fizeram uma quadratura crescente em Janeiro de 2013. Pergunte-se: que tipo de crise de ajustamento seu projeto ou vivência passou, durante esse momento?

A oposição Marte-Saturno ocorre agora, em Maio de 2013. Neste momento acontece o apogeu do ciclo. Fique atento aos frutos que surgirão, para serem colhidos. Bons ou maus frutos, dependendo da semeadura que você escolheu fazer.

A quadratura minguante entre Marte e Saturno ocorrerá em Setembro de 2013. Eis aí o momento da crise final, o princípio do fim do ciclo.

E a próxima conjunção ocorrerá apenas em Agosto de 2014, encerrando o ciclo iniciado em Agosto de 2012 e começando outro.

Observe que entre a quadratura minguante e a nova conjunção há um espaço de quase um ano. Isso acontece por conta Ciclo Sinódico Quadratura Minguantedo movimento retrógrado dos planetas (que em dados momentos andam para trás, visualmente falando). Isso quer dizer que o processo de conclusão desse ciclo pode ser lento e arrastado. Muitas vezes as coisas demoram para acabar, não é mesmo?

Fique atento. E aproveite para usar os momentos cíclicos a seu favor, em vez de nadar contra a correnteza cósmica.

Sobre Haroldo Barros

Sou profissional da Astrologia e outras práticas da evolução humana há vinte e cinco anos. A minha contribuição para a ordem cósmica consiste em ajudar as pessoas encontrarem os caminhos e os meios de cultivar a própria felicidade.

Publicado em 27/04/2013, em Posts Astrais. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Faça seu comentário, pergunta ou sugestão!