Marte em trígono com Netuno

        

         Os planetas Marte e Netuno se colocam em trígono (ângulo de cento e vinte graus), indicando uma rara sintonia entre a força e a serenidade, a ação e a não-ação.

 

Lao TseO grande Lao-Tsé, filósofo e alquimista chinês do Século VI, nos fala da nobreza dos guerreiros pacíficos.

Guerreiros… pacíficos???

Como assim?

Esse pode ser um conceito estranho para a nossa civilização: guerreiros pacíficos…

Mas o grande mestre nos ensina que os guerreiros pacíficos são aqueles que têm a paciência para esperar que a lama assente e a água clareie. Permanecem imóveis até o momento oportuno, pois possuem três grandes tesouros: simplicidade, paciência e compaixão, o que os deixa em paz consigo mesmos e com o mundo.

O trígono entre Marte (em Escorpião) e Netuno (em Peixes) é um poderoso indicativo da possibilidade de resgatarmos a serenidade que nos permite enxergar a própria força. Contemplando-a, reconhecemos toda a potencialidade simples que ela traz; serenizando-nos, somos verdadeiramente fortes, capazes de lançar-nos aos combates que permitirão cristalizar todos os nossos objetivos.Heroi

No filme Herói (Ying Xiong, China, 2002), do diretor Zhang Yimou, há um personagem, vivido pelo ator Jet Li, chamado o Herói Sem Nome que, após dez anos de intenso treinamento em artes marciais, descobre finalmente a grande lição do filme, que é a grande lição a ser aprendida pelo guerreiro em nós: “O ideal de todo guerreiro é renunciar à espada!”

O difícil é discernir, de forma justa e sábia, qual a hora de embainhar a espada e qual a hora de desnudá-la. Marte e Netuno em trígono nos dizem que podemos brandir a espada no justo combate ou abdicar dela, em função de um bem maior.

Nos próximos dias, talvez você se veja em situações em que precise tomar esse tipo de decisão. E se isso acontecer, lembre-se: a sua escolha deve ser sempre feita em função de um bem maior.

Mas não confunda covardia com magnanimidade: a paz não nasce da ausência dos conflitos, mas sim de nossa disposição para enfrentá-los.

De presente, um texto de outro grande sábio chinês, o grande Chuang Tzu, pensador e escritor taoísta do Século IV a.C. :

 

Chi Hsing-Tzu estava treinando galos de briga para o Rei. Após dez dias, o Rei quis saber se eles estavam prontos.

Chuang Tzu“Não, ainda. São muito soberbos e confiam no próprio atrevimento”.

Mais dez dias e o Rei indagou de novo.

“Não, ainda. Eles ainda reagem aos ruídos e movimentos.”

Mais dez dias e tornou o Rei a perguntar. “Estão quase. Outro galo pode cantar sem que dêem sinal de mudança. A virtude deles completou-se. Os outros galos não ousam enfrentá-los, viram-se e correm.”

(Extraído de  Chuang Tzu  –  Escritos Básicos ,  Ed. Cultrix.)

 

Dica Cinematográfica

Além do acima citado Herói, indicamos  Os Sete Samurais (Shichinin no samurai, Japão, 1954), do cineasta japonês Akira Kurosawa, um dos Sete-samuraismaiores nomes do cinema em toda a história da Sétima Arte.

Você vai conhecer a história de sete guerreiros que resolvem desnudar suas espadas, em nome de um bem maior. E aprender como a ação (Marte) pode ser inspirada (Netuno) por algo que vai além dos próprios interesses individuais.

Destaque para a interpretação do grande ator Toshiro Mifune, que tinha em seu mapa natal o planeta Marte em conjunção com a posição atual de Marte: seis graus de Escorpião.

Uma curiosidade: esse grande filme de Kurosawa foi a inspiração para o famoso western Sete Homens e um Destino (The Seven Magnificent, USA, 1960).

(Efeitos do trígono Marte-Netuno entre os dias 11 a 25 de Janeiro de 2016)

Sobre Haroldo Barros

Sou profissional da Astrologia e outras práticas da evolução humana há vinte e cinco anos. A minha contribuição para a ordem cósmica consiste em ajudar as pessoas encontrarem os caminhos e os meios de cultivar a própria felicidade.

Publicado em 15/01/2016, em Posts Astrais. Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Excelente trabalho de análise 💜. Obrigada pela partilha. Namastê

  2. Inspiradíssimo Post. Agradeço e reverencio como na presença de um Sensei.
    Gasshô!

  3. Fazer o que gosta, o que acredita é a melhor maneira de fazer algo maior por nós mesmos e pelos outros. Gratidão sempre, mestre Haroldo, pelos artigos que são verdadeiras aulas.

  4. Geraldo Mendes Filho

    Caríssimo,
    Acho perfeito cada um dos seus posts, na medida rem que eu observo o que ocorre em minha vida e concluo com um simples comentário comigo mesmo “ah, então é por isso…”

Faça seu comentário, pergunta ou sugestão!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: